Categorias
História

Por que quis mexer com Arduino?

Eu tenho 4 gatos. E para quem já teve felinos, sabe que uma das tarefas diárias é limpar a areia deles.

Fazer essa tarefa nem é tão complicada e nem toma muito tempo (uns 10 minutos). Mas a possibilidade do “ah, pode deixar mais um dia” é o que mais atrapalha. Esse um dia pode virar um, depois dois…

Já tentamos de tudo para facilitar. A primeira foi colocar mais caixas de areia, o que se mostrou um erro, pois é mais areia para trocar, mesmo num “rodízio”.

A segunda foi usar pás maiores. Acredite: Ajuda BASTANTE (foi para uns 8 minutos), mas não tanto.

A terceira foi usar caixas de areias com peneiras embutidas! MUITO MAIS RÁPIDO (5 minutos)! Você tem um “sanduiche” de duas caixas e uma peneira entre elas. Você Tira a caixa que está com a areia de cima, joga a areia em cima da peneira, agita, joga o que ficou na peneira fora, monta o “sanduiche” e pronto!

Ficamos nessa opção por vários meses. Mas ai, como geek que sou, resolvi pesquisar por máquinas que podem fazer esse serviço.

Se você tem gatos e gosta de tecnologia, vá ao Youtube e procure por “Automatic Litter Box”. Você vai gastar horas vendo essas maravilhas!

Mas praticamente nenhuma loja vende no Brasil, e importar qualquer uma delas custa uma NOTA PRETA – Pra lá de R$2.500 sem impostos! Além do dólar não ajudar, são caixas gigantescas, encarecendo o frete! Duvida? Olhe esse ótimo review!

Como importar estava fora de cogitação e não encontramos no Brasil, só me restou encontrar em alguma outra possibilidade. Achei uma versão para imprimir em impressora 3D. PERFEITO!

Mas isso levaria a um segundo problema: Não tenho uma impressora 3D!

Outra solução seria fazer do zero! Pensei muito em usar o sistema de rotação horizontal com uma grade em um dos “quartos”, usando uma bacia gigante e algumas grades com grelhas para retirar os “presentinhos” dos gatos.

Mas ai veio uma terceira solução: E se eu adaptar uma caixa de areia? Encontrei essa na internet nas minhas buscas e ela existe a venda no Brasil por um preço salgado, mas acessível!

Encontrei no Mercado Livre por R$549,00 e como a loja ficava aqui do lado de casa, entregava no dia seguinte! Para quem quiser comprar, a loja é essa daqui: https://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_377760068

Assim que chegou, testamos e É UMA MARAVILHA!!! A areia que usamos (Pipicat clássica) algumas vezes gruda no fundo, mas nada que a pá grande que temos não resolva.

O trabalho que levava 5 minutos agora é feito em 15 segundos, de maneira divertida e sem precisar ficar se abaixando! Então é basicamente passar no quarto dos gatos para brincar com eles, mexer a alavanca, repor um pouco de areia e pronto! Estamos MUITO FELIZES! Valeu muito a pena e sugiro qualquer pessoa que tem os mesmos problemas que a gente tem a fazer essa compra!

Mas meu cérebro Geek ficou sonhando com aquelas malditas caixas de areia automática!

E se a gente nem precisar ir mexer a alavanca? Só recolher o cocô quando for trocar a areia!

(meu cérebro)

Então veio a decisão: Vamos automatizar a nova caixa de areia!

Pensei como realizar o projeto e em breve vou comentar por aqui. Mas o importante é saber que por causa disso resolvi aprender Arduino!

Alguns dias depois encontrei um vídeo alguém que teve a ideia antes, mas fez de uma maneira diferente do que estou pensando!

Assistindo com mais calma, dá para ver que ele também usou um Arduino Uno!

Então é isso! Resumindo: Uma caixa de areia de gatos me incentivou a aprender a mexer com Arduino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *